Pilares relevantes para construção de agentes de inteligência artificial

Ao longo desse ano, tenho trabalhado profundamente com o uso de inteligência artificial — seja em nossos produtos próprios, para nossos clientes ou através do programa de mentoria.

Nessa jornada, venho aprendendo bastante e aplicando diferentes métodos e ferramentas. Quero compartilhar algumas delas com vocês.

Os três pilares essenciais da inteligência artificial

Quando trabalhamos com inteligência artificial, há muitas variáveis que influenciam os resultados e a qualidade final. Por hora, quer destacar três pilares essenciais para entender:

  1. Disponibilidade tecnológica: os diferentes artefatos tecnológicos, APIs, modelos de linguagem e ferramentas que existem. Nesse ponto, é importante ter “repertório”, mas esse é tema para um próximo conteúdo.
  2. Arquitetura e estratégia: como pensar os sistemas e produtos considerando a experiência do usuário, para de fato entregar um produto de valor. Aqui entram, entre outros temas, UX, Canal, Arquitetura de Contexto, se usamos um agente autônomo ou conectamos um workflow (seguem passos pré-definidos).
  3. Go-to-market e deploy em produção: como colocar esse produto no mundo — um conjunto de skills relacionados a go-to-market (posicionamento, marca, comunicação, canal de distribuição, etc.). E a parte técnica: revisão, implementação em ambiente produtivo, atenção à escalabilidade e ao custo, acompanhamento de indicadores e ciclos de iterações.

O que estou compartilhando hoje

Hoje quero compartilhar um artefato que está entre esses pilares, mas especificamente na etapa de planejamento e arquitetura: nossos modelos de planejamento de soluções de IA.

Framework para desafios com inteligencia artificial.

Estou disponibilizando dois templates em Figma:

  1. Mapeamento de Problemas e Oportunidades: Como estruturar um desafio ou ideia que pretendemos desdobrar em soluções de IA. Esse template serve para conduzir uma sessão de co-criação.
  2. Mapeamento de uma jornada de um agente de IA. Detalhes dos requerimentos básicos para construir um AI Agent, com gatilhos, tarefas e sub-jornadas. Pode servir como ponto de partida para seu próximo projeto.

Isso é extremamente relevante porque, por trás de toda solução de IA, é necessária uma forte camada de planejamento e estratégia.

Veja uma das aulas do nosso curso de AI para Designers & Product Managers

Esse trecho é apenas uma parte de uma sequência de aulas que passa por: Definição do Problema, Mapeamento de Interações, Agentes e Integrações > Construção prática com passo a passo detalhado ( sem jargões).

Quer saber mais sobre AI para seu contexto?

Se quiser se aprofundar em inteligência artificial:

Obrigado e até a próxima!

Huxley Dias
Huxley Dias

Fundador da PunkMetrics e líder técnico, com 16 anos de experiência em UX Design, Gestão de Produtos e Growth. Especialista em Product Analytics, com passagens pela Microsoft, Wine.com.br, Loggi e Loft. Professor na PunkMetrics, Tera e PUC-RS. Atua como consultor de analytics, AI e Automações para empresas e mentora times de produto que desejam incorporar AI no ciclo de desenvolvimento de produtos.

Deixe um comentário