GUIA DEFINITIVO

UX Metrics Glossário de Métricas de UX e Produto

Como profissionais de UX, estamos sempre buscando maneiras de medir o sucesso dos nossos projetos de design. Existem várias métricas diferentes que podemos usar, cada uma com seus próprios objetivos e usos. Neste glossário temos os principais conceitos, metodologias e métricas de ux e gestão de produtos digitais.

UX Metrics e suas definições

UX Metrics e suas definições

UX Metrics: São métricas que medem a eficácia de uma experiência de usuário (UX) em um website ou aplicativo. Elas são usadas para entender como os usuários estão interagindo com o produto e para identificar problemas e oportunidades de melhoria.

O que é KPI em UX?

Os KPIs de UX (Indicadores Chave de Desempenho) são métricas coletadas e avaliadas para medir o sucesso das atividades de UX. Eles indicam o quanto a empresa se aproxima de atingir seus objetivos de UX. Com os KPIs de UX, a gestão de UX pode acompanhar o progresso quantitativo da área de UX. KPIs de UX podem variar de uma empresa para outra, mas alguns exemplos são: percentual das Interfaces cobertas pelo Design System, Tempo Médio de Discovey ou de Pesquisa, Total de Erros/Bugs corrigidos.

Error Rate

Error Rate: A taxa de erro mede a frequência com que os erros ocorrem durante a interação do usuário com o produto. Isso pode incluir erros de digitação, problemas de carregamento de página, entre outros.

Net Promoter Score (NPS)

Net Promoter Score (NPS): O NPS é uma métrica que mede a satisfação dos clientes e a probabilidade de recomendação de um produto ou serviço. Ela é comumente associada a percepção de boa experiência dos usuários. É calculado com base em uma pergunta que segue a seguinte estrutura, “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para um amigo ou colega?”

Customer Satisfaction Score (CSAT)

Customer Satisfaction Score (CSAT): Uma foram de medir a satisfação do cliente em relação a um produto, serviço, ou apenas uma etapa específica de uma jornada. É medido através notas que o cliente atribui ao serviço em uma escala que vai do 1 ao 5. Pode ser encontrado no formato de estrelinhas ou emojis representando o sentimento.

Customer Effort Score (CES)

Customer Effort Score (CES): Uma métrica para medir o nível de esforço cognitivo que o usuário teve que dispender para realizar uma tarefa através do seu produto ou serviço. Geralmente medido por notas entre 1 e 7.

Conversion Rate (Taxa de Conversão)

Conversion Rate: A taxa de conversão mede a proporção de usuários que completam uma ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em um boletim informativo, em relação ao número total de usuários que visitam o site.

System Usability Scale (SUS)

System Usability Scale (SUS): O sistema de avaliação de usuabilidade mede efetividade (se usuários conseguem completar as tarefas), eficiência (quanto de esforço são necessários completar a tarefa), satisfação (se a experiência foi satisfatória). Fazendo isso por meio de 10 perguntas que podem ser adaptadas para o contexto do seu produto.

Métricas de comportamento no produto

Pageviews / Screenview

Pageviews: Visualização de página ou de tela, mede o número de vezes que as páginas do seu site ou aplicativo são carregadas.

Events (eventos)

Events (eventos): contagem de vezes que uma interação específica e relevante aconteceu em um determinado período. Geralmente utilizado para medir, likes, curtidas, favoritar, adição de itens ao carrinho, play, pause entre outras interações dos usuários.

Bounce Rate (Taxa de Rejeição)

Bounce Rate: Taxa de rejeição mede a proporção de usuários que deixam seu site sem completar a ação desejada.

Unique Visitors (Visitantes Únicos)

Unique Visitors: O número de visitantes únicos mede o número de indivíduos diferentes que visitam o site ou aplicativo.

Time on Page

Time on Page: O tempo de permanência na página mede quanto tempo os usuários

Métricas de Engajamento

Time on page (tempo na página)

Time on page (tempo na página): tempo médio que os usuários ficam navegando ou interagindo em uma mesma página (web) ou screem (mobile).

Average Time Session (tempo médio da sessão)

Average Time Session (tempo médio da sessão): tempo médio que os usuários ficam navegando no site/produto, contemplando todas as páginas e telas visualizadas.

Customer Lifetime Value

Customer Lifetime Value: O valor do cliente ao longo da vida (CLV) é uma métrica financeira que mede o lucro total que um cliente específico pode gerar ao longo do tempo.

Feature Adoption Rate

Feature Adoption Rate: A taxa de adoção de recursos mede a proporção de usuários que usam um determinado recurso ou funcionalidade em relação ao número total de usuários.

ICP – Ideal Customer Profile

 

Frameworks de Métricas

HEART

Baseado no framework de métricas de ux e qualidade PULSE, os engenheiros do Google, Kerry Rodden, Hilary Hutchinson e Xin Fu criaram o HEART Framework. Ele é composto por 5 pilares;

Happiness: aspecto subjetivo de ux, facilidade, satisfação, propensão a recomendar;

Engagement: nível de envolvimento dos usuários com o produto ou determinada feature;

Adoption: usuários que iniciaram o uso do produto ou determinada feature em um período;

Retention: usuários que permanecem utilizando o produto ou feature ao longo do tempo;

Task Success: mede eficiência, taxa de erro, completude de tarefas pelos usuários;

Veja Mais sobre HEAR Framework nesse texto.

AARRR

O AARRR é um framework que ajuda a definir quais são as principais métricas do produto.  veja detalhes completo no link abaixo

OKRs

OKRs é uma ferramenta de gestão que orienta a execução da estratégia da empresa.

Os Principais elementos de uma OKR

Objetivos: o objetivo é o resultado de negócio que precisa ser atingido. Deve ser escrito qualitativamente, e nunca pode ter contadores numéricos em sua escrita.

Key Results: são metas mensuráveis baseadas em indicadores específicos, deve sempre ter um contado numérico, pode ser absoluto ou percentual. Os Key-results podem ser um resultado desafiador (moon-shot) ou moderado (roof-shot).

One Metrics That Matters (OMTM)

O conceito de OMTM, desenvolvido por Alistair Croll e Ben Yoskovitz no livro Lean Analytics, surge como solução para as “métricas de vaidade”, ou seja, dados ou números irrelevantes que não geram resultados concretos para as estratégias adotadas.

A métrica que realmente importa força a equipe a compreender qual é o principal problema que a empresa deseja solucionar ou qual é a principal solução para o negócio. Isso leva toda a equipe, e às vezes toda a empresa, a ter um objetivo direcionado e claro.

Todos os Cursos

Implementando GA4 com GTM

Curso prático para implementar o novo Google Analytics 4 com Google Tag Manager

Curso de Introdução a OKR's

Curso prático introdutório sobre OKRs com exemplos e templates do Miro e Excel

Curso Hotjar User Behavior

Domine o Hotjar, a principal ferramenta de análise comportamental de produtos

Implementação de Eventos

Curso prático para implementação de eventos de product analytics