
Continue lendo UX Metrics Glossário de Métricas de UX e Produto
"> Continue lendo UX Metrics Glossário de Métricas de UX e Produto " /> Skip to contentUX Metrics: São métricas que medem a eficácia de uma experiência de usuário (UX) em um website ou aplicativo. Elas são usadas para entender como os usuários estão interagindo com o produto e para identificar problemas e oportunidades de melhoria.
Os KPIs de UX (Indicadores Chave de Desempenho) são métricas coletadas e avaliadas para medir o sucesso das atividades de UX. Eles indicam o quanto a empresa se aproxima de atingir seus objetivos de UX. Com os KPIs de UX, a gestão de UX pode acompanhar o progresso quantitativo da área de UX. KPIs de UX podem variar de uma empresa para outra, mas alguns exemplos são: percentual das Interfaces cobertas pelo Deseign System, Tempo Médio de Discovey ou de Pesquisa, Total de Erros/Bugs corrigidos.
Error Rate: A taxa de erro mede a frequência com que os erros ocorrem durante a interação do usuário com o produto. Isso pode incluir erros de digitação, problemas de carregamento de página, entre outros.
Net Promoter Score (NPS): O NPS é uma métrica que mede a satisfação dos clientes e a probabilidade de recomendação de um produto ou serviço. Ela é comumente associada a percepção de boa experiência dos usuários. É calculado com base em uma pergunta que segue a seguinte estrutura, “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa/produto/serviço para um amigo ou colega?”
Customer Satisfaction Score (CSAT): Uma foram de medir a satisfação do cliente em relação a um produto, serviço, ou apenas uma etapa específica de uma jornada. É medido através notas que o cliente atribui ao serviço em uma escala que vai do 1 ao 5. Pode ser encontrado no formato de estrelinhas ou emojis representando o sentimento.
Customer Effort Score (CES): Uma métrica para medir o nível de esforço cognitivo que o usuário teve que dispender para realizar uma tarefa através do seu produto ou serviço. Geralmente medido por notas entre 1 e 7.
Conversion Rate: A taxa de conversão mede a proporção de usuários que completam uma ação desejada, como fazer uma compra ou se inscrever em um boletim informativo, em relação ao número total de usuários que visitam o site.
System Usability Scale (SUS): O sistema de avaliação de usuabilidade mede efetividade (se usuários conseguem completar as tarefas), eficiência (quanto de esforço são necessários completar a tarefa), satisfação (se a experiência foi satisfatória). Fazendo isso por meio de 10 perguntas que podem ser adaptadas para o contexto do seu produto.
Pageviews: Visualização de página ou de tela, mede o número de vezes que as páginas do seu site ou aplicativo são carregadas.
Events (eventos): contagem de vezes que uma interação específica e relevante aconteceu em um determinado período. Geralmente utilizado para medir, likes, curtidas, favoritar, adição de itens ao carrinho, play, pause entre outras interações dos usuários.
Bounce Rate: Taxa de rejeição mede a proporção de usuários que deixam seu site sem completar a ação desejada.
Unique Visitors: O número de visitantes únicos mede o número de indivíduos diferentes que visitam o site ou aplicativo.
Time on Page: O tempo de permanência na página mede quanto tempo os usuários
Time on page (tempo na página): tempo médio que os usuários ficam navegando ou interagindo em uma mesma página (web) ou screem (mobile).
Average Time Session (tempo médio da sessão): tempo médio que os usuários ficam navegando no site/produto, contemplando todas as páginas e telas visualizadas.
Customer Lifetime Value: O valor do cliente ao longo da vida (CLV) é uma métrica financeira que mede o lucro total que um cliente específico pode gerar ao longo do tempo.
Feature Adoption Rate: A taxa de adoção de recursos mede a proporção de usuários que usam um determinado recurso ou funcionalidade em relação ao número total de usuários.
Baseado no framework de métricas de ux e qualidade PULSE, os engenheiros do Google, Kerry Rodden, Hilary Hutchinson e Xin Fu criaram o HEART Framework. Ele é composto por 5 pilares;
Happiness: aspecto subjetivo de ux, facilidade, satisfação, propensão a recomendar;
Engagement: nível de envolvimento dos usuários com o produto ou determinada feature;
Adoption: usuários que iniciaram o uso do produto ou determinada feature em um período;
Retention: usuários que permanecem utilizando o produto ou feature ao longo do tempo;
Task Success: mede eficiência, taxa de erro, completude de tarefas pelos usuários;
Veja Mais sobre HEAR Framework nesse texto.
HEART Framework de Métricas de UX e Exemplos de Como Usar
O AARRR é um framework que ajuda a definir quais são as principais métricas do produto. veja detalhes completo no link abaixo
AARRR Framework de Métricas Piratas
OKRs é uma ferramenta de gestão que orienta a execução da estratégia da empresa.
Os Principais elementos de uma OKR
Objetivos: o objetivo é o resultado de negócio que precisa ser atingido. Deve ser escrito de forma qualitativa, e nunca pode ter contadores numéricos em sua escrita.
Key Results: são metas mensuráveis baseadas em indicadores específicos, deve sempre ter um contado numérico, pode ser absoluto ou percentual. Os Key-results podem ser um resultado desafiador (moon-shot) ou moderado (roof-shot).
OKRs, o que é e como usar
O conceito de OMTM, desenvolvido por Alistair Croll e Ben Yoskovitz no livro Lean Analytics, surge como solução para as “métricas de vaidade”, ou seja, dados ou números irrelevantes que não geram resultados concretos para as estratégias adotadas.
A métrica que realmente importa força a equipe a compreender qual é o principal problema que a empresa deseja solucionar ou qual é a principal solução para o negócio. Isso leva toda a equipe, e às vezes toda a empresa, a ter um objetivo direcionado e claro.
Conteúdo de qualidade direto na sua caixa de e-mail ;)
Você se inscreveu com sucesso ;)
Contato: [email protected]
PunkMerics
CNPJ: 37.624.983/0001-47
Rua Delfina, 115 - Vila Madalena, São Paulo - SP
Feito com 🤍
por uma comunidade melhor.